Revisionista.pt

Des·​cobre as notícias


Examinámos 139.561 artigos noticiosos de 12 publicações.

Descobrimos que 4,9% dos artigos foram alterados depois de serem publicados.

Descobrimos que as alterações aos artigos não foram assumidas em 46,2% dos artigos.

Sabia que dezenas de artigos noticiosos são discretamente editados, atualizados ou corrigidos diariamente, sem qualquer referência à versão original ou ao que foi alterado? Na imprensa as correcções eram incluídas na edição seguinte da publicação. O objetivo do Revisionista.pt é responder às seguintes questões:

Que artigos foram alteradoseditados?

Que informação foi adicionada e removida?

Estas edições são mencionadas no texto?

Quais são os padrões de edição em diferentes redações?

Com a migração das publicações noticiosas impressas para quase exclusivamente online, os jornalistas estão agora cada vez mais pressionados para publicar, sem tempo livre para uma revisão mais diligente. Muito embora a maioria dos edits fazem parte do processo de reportagem (e.g., correcção de erros ortográficos ou a adição de novas informações), alterações significativas deveriam ser comunicadas ao leitor com clareza. O nosso objetivo é tornar o ciclo das notícias online mais transparente para o leitor e alertar as redacções para a necessidade de preservar esta informação.

Analise as notícias sobre Pedrógão Grande.

Veja a evolução do Furacão Matthew.

Descubra as políticas editoriais das redacções.

Correio da Manhã Fogos na Califórnia ameaçam casas dos famosos - Famosos - Correio da Manhã

Devido a um erro de edição, uma versão anterior do artigo "Fogos na Califórnia ameaçam casas dos famosos - Famosos - Correio da Manhã" reportava ", Eva Longoria". O artigo devia reportar "A atriz mostrou-se preocupada com uma amiga e familiares que vivem nesta zona".

Visão Visão | O best seller A Rapariga no Comboio chegou ao cinema, e a escritora Paula Hawkins já pode ver o rosto da sua anti-heroína

Devido a um erro de edição, uma versão anterior do artigo "Visão | O best seller A Rapariga no Comboio chegou ao cinema, e a escritora Paula Hawkins já pode ver o rosto da sua anti-heroína" reportava "quinta-feira". O artigo devia reportar "quarta-feira".

Sol Rússia. Foi hoje tomado o Palácio de Inverno

Devido a um erro de edição, uma versão anterior do artigo "Rússia. Foi hoje tomado o Palácio de Inverno" reportava "2005". O artigo devia reportar "1905".